Relatório Mapeia Setor de Brindes no Brasil
Ltpersonalizacaoes | Postado em |
O mercado brasileiro de brindes corporativos fechou o exercício de 2024 com uma receita bruta de R$ 3,1 bilhões, considerando-se apenas o mercado formal, movimentado por pessoas jurídicas em conformidade com o fisco.
As estatísticas nacionais integram o levantamento “Setor Brindeiro no Brasil 2024”, realizado pela brasileira LTP Personalização com base em seus próprios silos de dados transacionais e em 150 questionários res pondidos por empresas atuantes no ecossistema de brindes.
No ano passado, as vendas de brindes no mundo foram projetadas em US$ 21,6 bilhões pela maior entidade da área, a Associação Internacional de Produtos Promocionais. Anualmente, a LTP realiza a gravação de texto e arte para personalizar cerca de 38 milhões de brindes anuais a serviço de oito mil agências de marketing e promoção ativas no seu cadastro.
De acordo com o relatório, cerca de 60% dos produtos transformados em brindes no Brasil são comercializados por um grupo de 30 grandes atacadistas, a maior parte deles, importadores, situados em São Paulo e na região Sudeste.
O faturamento médio das empresas deste grupo está em torno de R$ 62 milhões, com algumas, no topo do ranking, superando R$ 500 milhões ao ano.
Outros 35% desses brindes são vendidos por 200 distribuidores menores e por 4,5 mil pequenas e médias revendas regionais, que adquirem seus estoques dos grandes e médios importadores ou, diretamente de fabricantes, e os repassam para o “brindeiro”.
O ecossistema como um todo movimenta em torno de 194 milhões de unidades anuais de produtos brindes, em mais de 500 categorias, indo de réguas, chaveiros e canecas, até assistentes digitais de mesa, tablets, aspiradores robóticos, bebidas envelhecidas e malas personalizadas.
A personalização promocional
Trabalhando no vértice da cadeia de produção de brindes, o relatório identifica um contingente de cerca de 300 empresas dedicadas à gravação desses produtos com as marcas, artes, slogans e outras formas de intervenção voltadas a personalizar item por item, ou em lotes.
O segmento de personalização, no qual se situa a LTP, é majoritariamente constituído por pequenos negócios, com 65% das empresas contando com 5 a 50 colaboradores e operando, em geral, de um a cinco processos artesanais ou industriais.
Nesse segmento, a LTP Personalização adotou a estratégia coreana de “ponto de parada única”, abrangendo praticamente todas as técnicas industriais disponíveis (são 25 no momento), incluindo os recentes lançamentos, como a impressão digital cilíndrica, Digital UV e DTF. Nos últimos anos, a empresa vem se expandindo nacionalmente, e hoje atende clientes de onze estados.
Anderson Fagundes, fundador e CEO da LTP, explica que o exército de brindeiros, em centenas de municípios, é a principal força de prospecção e desenvolvimento de negócios na área. Uma parte deste contingente é integrada por profissionais de marketing e promoções das empresas, mas a maioria são pequenas e médias agências com serviços de consultoria e promoção, ou atuando exclusivamente com brindes personalizados.
De acordo com Carla Olinda, sócia diretora da LTP, o setor de brindes vem passando por uma transformação quanto à qualidade do mix de oferta. Brindes de baixo valor (como chaveiros e canetas) continuam em grande produção e, no conjunto, ainda estão na frente em termos de receita, mas vão perdendo em participação.
Estão em ascensão os Itens mais caros, usados para impressionar os clientes e aumentar a percepção de valor para as marcas.
Tíquete médio maior
Segundo a gerente de marketing, Alexia Grer, desde 2022, o tíquete médio dos brindes personalizados pela LTP saltou de R$ 14 a unidade para R$ 16,2 em 2024.